sexta-feira, 1 de maio de 2020

Fake News


Fake News



Katia Monica Verdim Eggert

Fake News é o nome dado as notícias falsas que circulam nos meios de comunicação como se fosse reais, seja em sites especializados em fake news ou distribuídas por meio das mídias sociais como o Wastapp. Esse tipo de notícia não é algo exatamente novo sua existência não tem uma data exata mais existe relatos de seu uso desde a antiguidade e ganhou força com o advento da internet.
As Fake News ou Notícias falsas são um ramo da propaganda com um objetivo de   “procuram enganar, criar outra realidade.” (ALTARES, 2018). O termo ganhou força em 2016 durante a campanha presidencial dos EUA e vem sendo usado desde então. Contudo, basta uma pesquisa na internet para saber que alguns acontecimentos históricos dos séculos XX e XIX foram principiados a partir de Fake News, como exemplo a  Guerra do Vietnã (1955 – 1975). A  segunda Guerra Mundial, é outro exemplo do uso das Fake News dessa vez como estratégia de manipulação de ambos os lados. A palavra “fake” também possui um uso recente, isto é, a partir do século XIX, já que até o século passado os países de língua inglesa utilizavam a expressão “false News” para indicar uma notícia falsa.
Um fator que chama a atenção sobre as Fake News é que elas só acontecem por que existe uma sociedade disposta a acreditar nelas e isso acontece muito antes da era da informação.
Sherlok Holmes retrata muito bem as Fake News já em sua época. Suas histórias são repletas de momentos onde ele busca informações na rede de mendigos ou com os vagabundos da sociedade. De fato, historicamente falando, essas pessoas foram usadas para divulgar narrativas que favoreciam aos poderosos, adaptando-as as necessidades políticas, independentemente da realidade. Em seu conto intitulado “Um estudo em vermelho” (“A study in Scarlet”, título original) o detetive e Watson leem notícias sobre os crimes nos principais jornais em circulação da época e, ao concluírem as leituras, afirmam que são mentiras. Uma alusão clara as notícias falsas que já existiam em sua época.

Como uma fake News é produzida?
A produção de notícias falsas é um mercado em expansão pois elas são encomendada a empresas especializadas no assunto. Essas empresas podem ter equipes formadas por ex-jornalista, profissionais do marketing e da área tecnológica, publicitários, entre outros. Geralmente sua encomenda é feita por políticos em campanha eleitora ou pessoas de grande influência.
O disparo de conteúdo falso é realizado através da compra ilegal de números de telefones e endereços de email para facilitar sua distribuição. A preferencia se dá por contatos de líderes religiosos ou políticos já que eles, geralmente, reenviam a grupos e pedem urgência em repassar a notícia.  Nas redes sociais é a criação de falsos perfis a grande fonte de distribuição. As primeiras notícias são verdadeiras para atrair ao público mas com o tempo são disparados apenas conteúdos falsos.



Como combater as Fake News?

Identificar uma Fake News é realmente difícil. Por isso trazemos para você os “5C’s do consumo crítico para identificar e não compartilhar Fake News.


Sites especializados no combate as Fake News. Basta clicar no nome para acessar ao site.

Referencias:
ALTARES, Guillermo. A longa história das notícias falsas. 2018. El país. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/08/cultura/1528467298_389944.html. Acesso em: 01 maio 22020.
CALEFFO, Vítor Luiz; LIMA, Stephane Moura. As características das fake news e o exemplo da estudante de física nuclear. Blasting News Brasil. Disponível em: https://br.blastingnews.com/sociedade-opiniao/2018/07/as-caracteristicas-das-fake-news-e-o-exemplo-da-estudante-de-fisica-nuclear-002664349.html. Acesso em: 01 maio 2020.
CAMPOS, Lorraine Vilela. O que são Fake News? 2019. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm. Acesso em: 01 maio 2020.
CITADO, Não. Separamos o dia da mentira para falar algo muito importante: a verdade. 1 abr. 2020. Instagram: @redesdigitais. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B-b9pgNHhQ4/?igshid=7tedc0su991z. Acesso em: 01 maio 2020.

SPENCER, John. Notícias falsas são um problema real. Veja como os alunos podem resolvê-lo. 2016. John Spencer professor autor maker. Disponível em: http://www.spencerauthor.com/fake-news-is-a-real-problem-heres-how-students-can-solve-it/. Acesso em: 01 maio 2020.


domingo, 9 de fevereiro de 2020

Confecção do Relógio

Confecção do Relógio


4º anos


1_ Materiais
  • Cartolinas (2 cores)
  • tesoura
  • régua
  • transferidor
  • canetinhas
  • cola
  • percevejo (ou outro material para unir os ponteiros)


2_ Recorte os círculos interno e externo (2 círculos)  de acordo com o molde.

3_ Faça uma dobra ao meio do círculo menor para marcar o centro.

4_Com o transferidor, marque a cada 0,5 cm quarto riscos pequenos e o 5º maior. Como na foto abaixo:

5_ Agora escreva os números, comece escrevendo 60 no maior de meio superior e, cada um dos traços maiores será um número múltiplo de 5. Como na foto abaixo.

6_ Complete a sequencia numérica até 60. Como na foto abaixo.

7_ Cole no centro do círculo maior deixando partes iguais.
8_  Escreva os números de 1 a 12 nos lugares correspondentes, em seguida recorte cada número separadamente. Como na foto acima.

9_ Cole em cima do 2º círculo grande. Cuidado para não colar o que foi recortado. 

10_ Escreva os números 13 a 0h nos lugares correspondentes. Como na foto abaixo.
.11_ Confeccione os ponteiros de acordo com o molde.

12_ Prenda os ponteiros com o percevejo e seu relógio estará pronto.



 13_ Moldes
  • Círculo interno.


  • Círculo Externo: 


  • Ponteiros


sábado, 8 de fevereiro de 2020

Ciências 

Os físicos e suas principais descobertas


1_ Pesquisar um breve histórico do físico/cientista, sua principal contribuição para a ciências. 

Galileu Galilei

Isaac Newton 

Michael Faraday 

James Clerk Maxwell 


Wilhelm Röntgen

Albert Einstein


Stephen Hawking

2_ Elaborar um infográfico sobre o autor. Os melhores infográficos serão postados aqui. Para isso você pode utilizar as seguintes plataformas:

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

EVN

Aqui você tem acesso ao instalador do EVN da Rede Municipal de Educação de Joinville.
Clique aqui para a realização da instalação.