5º anos _ Ensino Religioso

Tradição Oral 
Katia Monica Verdim Eggert



Pode-se afirmar que a principal caracterísitca do ser humano é a necessidade de comunicação. Conversar, contar suas experiências, trocar opiniões. Hoje fazemos isso o tempo todo. Mesmo durante o período de quarentena conversamos  uns com os outros por watsapp, email, pelo mural da sala de aula de virtual. 
 A comunicação também se dá através das mídias. Comunica-se uma mensagem, uma emoção através de uma música, conta-se histórias através das telas do cimena e da televisão, hoje, através da tela do celular.
Mas como as histórias eram narradas antes de existir o cinema, a televisão ou o celular? Antes da existencia dos livros? 
A necessidade de contar histórias sempre existiu e o homem sempre contou suas hsitórias. Antes elas eram contadas apenas oralmente. O pai contava pro filho, que contava pro seu filho, e esse quando crescia contava pro seu filho até chegar nos dias de hoje.
A esse tipo de história, contada através das gerações é o que chamamos de tradição oral. É considerada pela UNESCO como patrimônio cultural  imaterial, isto é, aquilo que não é palpável, que não se pode pegar.
Antes de existir a escrita, os conhecimentos religiosos como a Bíblia, eram transmitidos de pai para filho. Os índios passavam seus conhecimentos religiosos através das gerações apenas pelas culturas orais. Não existia livros. Quando a escrita foi criada esse conhecimento passou a existir através de textos manuscritos, isto é, escritos à mão. Com a invenção da imprensa pelo alemão  Joannes  Gutenberg, em 1430, a Bíblia passou a ser impressa e assim foi possível sua distribuição.
As histórias infantis também são um ótimo exemplo de tradição oral, muito tempo antes de se tornarem famosas animações da Disney, elas eram contadas da pai para filho. Histórias como: Chapézinho vermelho, Branca de Neve, Cinderela, eram contos de tradição oral. Foram trasnmitidos ao papel pelos Irmãos Grimm e depois para as telas dos cinemas.
Por isso a tradição oral é tão importante, ela é o reflexo da cultura de todo um povo. 


 Organização das Naçoes Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)

_________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário